05112021
Crédito imagem: https://www.newscontabil.com/
COMO É REALIZADA A AUDITORIA CONTÁBIL?
A organização do trabalho de um auditor contábil pode ser feita a partir de quatro pontos que seguem uma ordem lógica para a construção de um bom relatório de auditoria.
Veja, a seguir, como se pode organizar as etapas deste trabalho:
1 – ANÁLISE PRELIMINAR DA DOCUMENTAÇÃO CONTÁBIL DE UMA EMPRESA
A primeira etapa de um processo de auditoria é aquela em que o auditor observa a documentação da empresa e busca compreender a organização e seus fluxos de informação.
Nesta análise documental também são verificados os documentos internos da empresa, como regimento, manual e os demais registros que visem demonstrar a forma como a empresa guia seus colaboradores para a geração de documentos.
QUAIS DOCUMENTOS SÃO NECESSÁRIOS NO PROCESSO?
A documentação contábil de uma empresa consiste na reunião de todos os demonstrativos bancários, de investimentos, folhas de pagamento, demonstrativos de fluxo de caixa e nas formulações realizadas posteriormente, como balanço patrimonial e DRE.
As informações que são utilizadas para a realização da DRE, por si só, já fazem parte dos documentos necessários para o processo de auditoria. São elas:
- Receitas operacionais;
- Custo direto da prestação do serviço ou da comercialização de produtos;
- Despesas relacionadas com o serviço ou com a venda do produto – que não estão relacionadas diretamente com a compra de insumos, produtos ou da prestação do serviço;
- Custos administrativos;
- Impostos.
2 – ORGANIZAÇÃO DE UM FLUXO PROCEDIMENTAL DE AUTORIA
A partir das observações preliminares feitas pelo auditor, é necessário organizar um fluxo de trabalho e de procedimentos que serão estrategicamente desenhados para que seja possível fazer uma auditoria de forma eficiente.
Na organização da estratégia de trabalho é essencial que o auditor faça um levantamento dos principais instrumentos e procedimentos adotados para que se possa compreender e demonstrar os resultados contábeis e como eles impactam no patrimônio do negócio.
3 – AVALIAÇÃO E TESTAGEM DOS INSTRUMENTOS E CONTROLES ADOTADOS PELA EMPRESA
Os controles contábeis adotados por uma empresa impactam não só em seus resultados, mas, sobretudo, na forma como eles são demonstrados e utilizados por outros fluxos de informação.
A auditoria também envolve a testagem desses recursos adotados pela empresa, a fim de verificar se eles convergem, de fato, para a realidade dos resultados do período analisado.
4 – CONSTRUÇÃO DO RELATÓRIO FINAL DA OPERAÇÃO E DO PARECER DA AUDITORIA
Através dos resultados obtidos pelas testagens procedimentais da empresa, a fase final da auditoria é a construção de um relatório.
Neste documento devem ser apresentados não só os resultados e pareceres da auditoria em si, mas, também, as adequações recomendadas pelo auditor para uma melhor organização dos trabalhos, sempre acompanhadas por notas que justifiquem as sugestões.
Comentários
Nenhum comentário
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos