COMO É REALIZADA A AUDITORIA?
Procurar
Resultados por:
Pesquisa avançada
avatar
News Contabil
Admin
Mensagens : 143
Data de inscrição : 25/03/2021
https://www.newscontabil.com
05112021
COMO É REALIZADA A AUDITORIA? Tipos_12

COMO É REALIZADA A AUDITORIA CONTÁBIL?


A organização do trabalho de um auditor contábil pode ser feita a partir de quatro pontos que seguem uma ordem lógica para a construção de um bom relatório de auditoria.

Veja, a seguir, como se pode organizar as etapas deste trabalho:

1 – ANÁLISE PRELIMINAR DA DOCUMENTAÇÃO CONTÁBIL DE UMA EMPRESA


A primeira etapa de um processo de auditoria é aquela em que o auditor observa a documentação da empresa e busca compreender a organização e seus fluxos de informação.

Nesta análise documental também são verificados os documentos internos da empresa, como regimento, manual e os demais registros que visem demonstrar a forma como a empresa guia seus colaboradores para a geração de documentos.

QUAIS DOCUMENTOS SÃO NECESSÁRIOS NO PROCESSO?


A documentação contábil de uma empresa consiste na reunião de todos os demonstrativos bancários, de investimentos, folhas de pagamento, demonstrativos de fluxo de caixa e nas formulações realizadas posteriormente, como balanço patrimonial e DRE.

As informações que são utilizadas para a realização da DRE, por si só, já fazem parte dos documentos necessários para o processo de auditoria. São elas:


  • Receitas operacionais;
  • Custo direto da prestação do serviço ou da comercialização de produtos;
  • Despesas relacionadas com o serviço ou com a venda do produto – que não estão relacionadas diretamente com a compra de insumos, produtos ou da prestação do serviço;
  • Custos administrativos;
  • Impostos.


2 – ORGANIZAÇÃO DE UM FLUXO PROCEDIMENTAL DE AUTORIA


A partir das observações preliminares feitas pelo auditor, é necessário organizar um fluxo de trabalho e de procedimentos que serão estrategicamente desenhados para que seja possível fazer uma auditoria de forma eficiente.

Na organização da estratégia de trabalho é essencial que o auditor faça um levantamento dos principais instrumentos e procedimentos adotados para que se possa compreender e demonstrar os resultados contábeis e como eles impactam no patrimônio do negócio.

3 – AVALIAÇÃO E TESTAGEM DOS INSTRUMENTOS E CONTROLES ADOTADOS PELA EMPRESA


Os controles contábeis adotados por uma empresa impactam não só em seus resultados, mas, sobretudo, na forma como eles são demonstrados e utilizados por outros fluxos de informação.

A auditoria também envolve a testagem desses recursos adotados pela empresa, a fim de verificar se eles convergem, de fato, para a realidade dos resultados do período analisado.

4 – CONSTRUÇÃO DO RELATÓRIO FINAL DA OPERAÇÃO E DO PARECER DA AUDITORIA


Através dos resultados obtidos pelas testagens procedimentais da empresa, a fase final da auditoria é a construção de um relatório.

Neste documento devem ser apresentados não só os resultados e pareceres da auditoria em si, mas, também, as adequações recomendadas pelo auditor para uma melhor organização dos trabalhos, sempre acompanhadas por notas que justifiquem as sugestões.
Compartilhar este artigo em:reddit

Comentários

Nenhum comentário

: true});
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos