19052021
O QUE É AUDITORIA CONTÁBIL?
A auditoria contábil é um processo de análise da situação financeira da empresa que permite atestar a precisão dos registros contábeis, identificar falhas de controle ou mesmo fraudes e irregularidades na gestão.
Ela é realizada a partir do exame de documentos contábeis e de inspeções internas, contando ainda com a apuração de informações junto a fontes externas. Podem ser auditados o fluxo de caixa, o balanço patrimonial e a Demonstração de Resultado de Exercício (DRE).
Por suas características, a auditoria é capaz de apresentar ao empreendedor uma opinião embasada sobre a realidade financeira do negócio, com segurança e transparência, permitindo a ele conhecer os problemas, suas causas e consequências, além de receber orientações sobre possíveis correções a implantar.
Ela pode ocorrer em qualquer empresa, inclusive naquelas de pequeno porte. Sua realização compete a um auditor com formação em Ciências Contábeis e registro no Conselho Regional de Contabilidade (CRC).
Ao empreendedor, cabe acompanhar de perto esse trabalho, disponibilizando todos os dados solicitados. Caso a empresa tenha um contador, ele pode auxiliar nessa etapa, mas a análise das informações é restrita ao auditor, que deve agir com total independência e imparcialidade, clareza e objetividade, seguindo como base as normas nacionais e internacionais de contabilidade.
O QUE A AUDIORIA ANALISA?
O objetivo principal de uma auditoria contábil é comparar as demonstrações contábeis com a situação patrimonial, financeira e econômica das empresas, mas outros processos da empresa podem ser alvo da ação. O CRC do Ceará lista oito áreas que se beneficiam da auditoria:
- Administrativa: permite reduzir a ineficiência, a negligência, a incapacidade e a improbidade
- Patrimonial: contribui com o controle de bens, direitos e obrigações
- Fiscal: objetiva o cumprimento rigoroso das obrigações fiscais, protegendo o patrimônio de possíveis penalidades
- Técnica: favorece a eficiência dos serviços contábeis
- Financeira: protege contra fraudes e gastos excessivos
- Econômica: permite que os resultados contábeis tenham maior exatidão
- Ética: verifica a moralidade do ato praticado
- Social: analisa a correta aplicação de recursos para fins sociais e ambientais, certificando a confiabilidade dos dados.
Comentários
Nenhum comentário
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos