EMPREENDORISMO E A INOVAÇÃO
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EMPREENDORISMO E A INOVAÇÃO


Os conceitos de empreendedorismo e inovação são parecidos. Inovar é criar algo novo, enquanto empreender é criar um negócio novo.


O que acontece é que, se esse negócio não trouxer nada de diferente do que as empresas já existentes oferecem, suas chances de sucesso diminuem.


Ou seja, é recomendável buscar sempre a inovação ao iniciar uma empreitada, pois começar do zero e brigar com empresas que já estão há décadas no mercado é muito difícil.


Vale destacar que, para inovar, não é necessário ser um inventor e criar um produto mirabolante, completamente novo.


Às vezes a oportunidade está em criar um nicho em uma área bastante tradicional, buscar uma diferenciação na qual ninguém pensou antes.

DICAS PARA SEGMENTO IDEAL PARA EMPREENDER 


1.Estude o mercado



Procure optar por um negócio que possui um mercado emergente e que ainda tem muito a ser explorado.


Nesse sentido, apostar em um nicho mais específico pode ser uma boa ideia, buscando uma concorrência mais baixa e um público mais segmentado.


2.Conheça seus pontos fortes



É mais fácil empreender em uma área que você já possui certo domínio para que não precise começar tudo do zero.


Pode ser interessante fazer uma lista com seus principais interesses e selecionar aquelas ideias que considera que têm mais chances de sucesso.


3. Avalie a sua capacidade de investimento e sua tolerância aos riscos



Alguns empreendimentos exigem um aporte inicial maior.


Se você não tem dinheiro suficiente para essa injeção de capital e possui receio de realizar empréstimos, talvez seja melhor optar por um modelo de negócio mais barato.


4. Encontre o seu diferencial



Em um mercado onde existem diversas soluções do tipo “mais do mesmo”, ter algum diferencial competitivo é algo fundamental.


Diversos setores pedem por inovação, então, apresente algo de criativo e tenha todo um público aos seus pés.


5. Foque na solução não no problema



A primeira pergunta que você deve fazer antes de se tornar um empreendedor é: o que esse produto/serviço agrega à vida das pessoas?


Quando tiver essa resposta, o seu negócio já tem um propósito para abrir as portas.


6. Utilize indicadores para a sua tomada de decisão



Os números não mentem.


Se você tem receio de investir em determinado tipo de negócio, procure pesquisar bem primeiro.


Faça um benchmark e veja se existem cases de sucesso no seu segmento.


Caso possua, é um forte indicador de que o seu nicho pode ser escalável e lucrativo.
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