CERTIFICADO DIGITAL SAIBA TUDO SOBRE
Procurar
Resultados por:
Pesquisa avançada
avatar
News Contabil
Admin
Mensagens : 143
Data de inscrição : 25/03/2021
https://www.newscontabil.com
26032022
CERTIFICADO DIGITAL SAIBA TUDO SOBRE O-que-15
Créditos imagem: https://blog.contaazul.com/hs-fs/hubfs/o-que-e-certificado-digital-como-funciona-vantagens-exemplos-a1-e-a3-e-mais-6.jpg?width=1000&name=o-que-e-certificado-digital-como-funciona-vantagens-exemplos-a1-e-a3-e-mais-6.jpg

O certificado digital foi criado para facilitar a vida de quem quer assinar um contrato sem ter que se deslocar. Com o avanço da tecnologia, este é mais um item que vem agregar os serviços de um escritório, por exemplo. Na prática, funciona como um CPF ou um CNPJ eletrônico.


O certificado digital equivale a uma carteira de identidade do mundo virtual. Imagine uma versão eletrônica de todos os seus documentos, segura e com autenticidade garantida por criptografia complexa. Com ele, é possível garantir a identidade de um indivíduo ou de uma instituição, sem uma apresentação presencial.


Dentre os serviços que exigem o certificado digital podemos citar o envio de declarações para a Receita Federal, acessar o e-CAC, enviar dados ao CAGED; e até mesmo acessar a conectividade social da Caixa Econômica.


Como mencionamos no início, ele é muito útil para agilizar a assinatura de documentos, pois é a partir dele que é possível obter a assinatura digital. Ela imprime autenticidade em transações online e outras funcionalidades. Com essa tecnologia, é possível identificar cada usuário, além de cada documento autenticado, mesmo à distância. Isso confere legitimidade aos documentos digitais, que passam a possuir validade jurídica.


REDUÇÃO DA BUROCRACIA



Uma das principais funções do certificado digital  é acelerar processos de assinatura de documentos, reduzindo custos com burocracia, impressão e cartórios. Para isso, ele foi desenvolvido de maneira que replique as mesmas características jurídicas dos documentos tradicionais.


Ao receber um documento de papel assinado, é comum analisar sua autenticidade e autoria, ou seja, se ele foi realmente assinado pelas partes interessadas no documento. Muitas vezes, recorre-se a um cartório para a conferência de uma assinatura de uma pessoa, processo conhecido como reconhecimento de firma.


Outra preocupação frequente é relacionada com a integridade do conteúdo, onde são verificadas possíveis rasuras ou sinais que evidenciam uma tentativa de falsificação. Da mesma maneira, os documentos digitais, para terem validade jurídica, devem obedecer a uma série de normas e estarem protegidos por criptografia de alta complexidade.


Desta forma, o certificado digital pode ser aplicado em uma série de atividades envolvendo contratos, laudos e outros documentos. Com ele, o usuário pode assinar um contrato sem sair de sua casa ou empresa, com a mesma legitimidade.


QUAIS AS DEMIAS VANTAGENS DO CERTIFICADO DIGITAL?



Além das já citadas anteriormente, ainda podemos citar as seguintes:


  • Possibilidade de assinar documentos de qualquer lugar;
  • Validade jurídica igual ao CPF ou CNPJ;
  • Segurança: é impossível fraudar uma assinatura digital;
  • Praticidade e economia, com a redução do volume de papel;
  • Agilidade na assinatura dos documentos;
  • Possibilidade de utilizar facilidades online de diversas empresas e órgãos públicos, como declaração de Imposto de Renda Online



QUAIS OS TIPOS DE CERTIFICADOS DIGITAIS?



Os tipos mais comuns de certificados digitais são o A1 e o A3. O primeiro, com criptografia mais simples,  tem validade de no máximo 1 ano. Já o segundo possui tecnologia mais avançada e pode permanecer ativo por até 3 anos.


Além disso, também pode ser armazenado em tokens, pendrive ou smartcards, enquanto o A1 deve permanecer em um computador.  O certificado perde a validade em caso de perda, roubo ou quando a senha errada é digitada mais vezes do que o permitido.


Adotar a certificação digital é uma tendência cada vez mais difundida no mercado, e pode ajudar a reduzir custos e otimizar o trabalho de empresas, órgãos públicos e profissionais autônomos diversos.
Compartilhar este artigo em:reddit

Comentários

Nenhum comentário

: true});
Permissões neste sub-fórum
Podes responder a tópicos