O QUE É ECONOMIA?
Procurar
Resultados por:
Pesquisa avançada
avatar
News Contabil
Admin
Mensagens : 143
Data de inscrição : 25/03/2021
https://www.newscontabil.com
17082021
O QUE É ECONOMIA? Econom10

O QUE É ECONOMIA?



A economia é uma ciência que estuda a produção, alocação e consumo de bens e serviço.
Através do seu estudo, é possível chegar em conclusões importantes relacionadas a produção de uma firma ou de um país.


A ciência econômica é dividida em dois campos:



  • Microeconomia: foca na perspectiva da firma e dos consumidores individualmente;
  • Macroeconomia: estuda o resultado agregado das firmas, dos consumidores e do governo.


A microeconomia é uma ferramenta importantíssima para entender o comportamento econômico dos agentes (firmas e consumidores) e como acontece as tomadas de decisões para maximizar o lucro e bem-estar, respectivamente.
Já a macroeconomia, traz evidências importantes sobre o crescimento econômico, distribuição espacial das atividades econômicas e efetividade produtiva do capital e trabalho.


Por que entender a economia é tão importante?


Apesar da sua importância enquanto uma ciência social, para entender a economia no mundo real não é preciso ser formado na área.
A economia está ao nosso redor o tempo inteiro. Quando assistimos o noticiário e ouvimos que a taxa de juros básica (Selic) será reduzida ou que o governo consolidou um acordo econômico com outros países, tudo isso é economia.
E mesmo que você ainda não entenda, esses eventos impactam diretamente na sua vida econômica, no empreendedorismo ou em até mesmo em qualquer investimento que você venha a fazer.
Portanto, essa é a importância da economia e do seu entendimento, seja você da área ou não.
Quem entende como os eventos e decisões econômicas do governo e das empresas podem impactar a economia como um todo, estará mais propenso a se antecipar em relação aos demais e se beneficiar a partir disso.
Provavelmente, em algum momento da nossa vida, seremos consumidores, empreendedores e investidores.
Por isso, é extremamente relevante que você entenda como compreender, se posicionar e tomar decisões econômicas inteligentes, de acordo com a realidade econômica que você viverá.

O QUE É ECONOMIA? Econom11

Importância do conhecimento econômico para o empreendedor



Quando falei que todos seremos em algum momento um consumidor, empreendedor ou investidor, você pode ter se questionado “então, quer dizer que todos nós devemos empreender?”.
Tecnicamente, não. Mas na prática, com certeza sim.
Mesmo que você não tenha um negócio próprio, o momento em que decidir estar trabalhando e fazendo parte de algum negócio, você empreenderá junto a ele.
Por isso, independente se você vai abrir um negócio ou participar de um, você deve entender o contexto econômico em que o empreendimento está inserido.
Existem algumas tendências econômicas que vêm, mas passam rápido. Entendendo o mercado e a economia, você pode identificá-las e assim evitar fazer parte de negócios passageiros.
É muito importante que os empreendedores saibam quando um negócio é sólido e sustentável economicamente, e quando é apenas um efeito manada.
Compartilhar este artigo em:reddit

Comentários

Nenhum comentário

: true});
Permissões neste sub-fórum
Podes responder a tópicos